quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Você sabe qual é o símbolo de Química?






Todos os cursos têm um símbolo, por exemplo, o curso de Ciências Contábeis tem como símbolo o Caduceu, que é representado por um bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Mas e o curso de Química, qual é o nosso símbolo e, ainda mais, qual é a sua origem?

Segundo consta, o símbolo da Química é uma Retorta. Ops! Não ajudou muito, pois, o que é uma Retorta?

Um pouco da história.






A Química, ciência como a conhecemos hoje, derivou diretamente da Alquimia. Dentro de todos os assuntos estudados pelos alquimistas durante séculos, a busca pela Pedra Filosofal (capaz de transformar todos os metais em ouro), a Panacéia (remédio para todos os males) e o Elixir (garantia da juventude eterna) trouxe o desenvolvimento de equipamentos que possibilitassem descobertas. Um processo de destilação foi concebido nesse contexto. A invenção da técnica e do instrumento é atribuída a Maria, a Judia (egípcia do século II): a Retorta. Esta alquimista criou também o "banho-maria". A Retorta era o "ovo filosofal", de onde saiam "espíritos" (concepção dos alquimistas para um dos contituintes da matéria).
A destilação, usando a Retorta, era uma operação alquímica relacionada a um imaginário de comunhão entre idéias mágicas, religiosas e filosóficas, associadas aos conhecimentos envolvidos nas práticas artesanais egípcias.


Lavoisier, em 1789, quando apresentou o livro Traité Élémentaire de Chimie, utilizou também, em suas pesquisas, a Retorta.

Atualmente.

Hoje, a destilação, processo baseado nas diferenças entre os pontos de ebulição das substâncias, é adequadamente explicada pela idéia de que a matéria é formada por partículas que se movimentam e interagem. O fracionamento do petróleo, a obtenção de álcoois, extração de essências, são alguns exemplos do emprego da técnica, sendo ainda um dos principais métodos de purificação de substâncias. Alambiques e retortas estão sempre presentes em imagens para caracterizar alquimistas e químicos em seus laboratórios.

Retorta como símbolo da Química.

A retorta tem papel no imaginário, relativo tanto à alquímica quanto à química, pois a destilação há muito vem sendo utilizada nas artes que envolvem o tratamento e a transformação de materiais e por estudiosos que buscavam idéias sobre a composição da matéria. Embora haja representações de símbolos como o anel benzênico, modelo molecular ou atômico e outros, pelo seu papel histórico, a retorta ainda representa a química hoje. Por isso ela está no brasão do CRQ- V.

3 comentários:

Gisele Goes disse...

Nossa, muito interessante este post. Agora sei qual é o símbolo da química. Gosto muito de história da química porque nos permite entender a origem de seus conhecimentos e símbolos.

http://aprendereensinarquimica.blogspot.com/

Gabrielly Silva disse...

Sim, mas cadê o desenho do símbolo(brasão)?

Gabrielly Silva disse...

Sim, mas cadê o desenho do símbolo(brasão)?