domingo, 5 de abril de 2009

Joseph Black e o Calor Latente.

“... calor é comunicado de corpos mais quentes para corpos mais frios quando os dois em contato, ou se estão próximos entre si; e a comunicação continua até que os corpos encontram-se a uma
mesma temperatura, indicando o equilíbrio de calor entre os dois ...” (J.Black, 1760)

Joseph Black


Joseph Black (1728-1799), foi um dos primeiros a se preocupar em distinguir calor e temperatura. Ele misturou quantidades diferentes de água à diferentes temperaturas e pôs em evidência a conservação de um termo de troca, o calor, que passa do corpo mais quente para o corpo mais frio. Ele estende seus trabalhos à fusão e à vaporização, verificando ,experimentalmente, que o calor necessário à mudança de estado de um corpo não é desprezível, o que era até então suposto.
Ele constata que durante a mudança de fase, o corpo acumula "calor" sem que a temperatura se eleve, introduzindo em 1761, o conceito de calor latente. Apesar de Black não fazer nenhuma expeculação sobre a natureza do "calor", suas conclusões reforçam a opinião que existe uma matéria do calor, opinião compartilhada com Lavoisier.

No link abaixo você terá acesso à um vídeo de um experimento feito pela Profª Angela Almeida da disciplina de História da Química da UFRPE, com a ajuda dos alunos de graduação Rodrigo Venício e Simone Kelli, e o apoio do Núcleo SEMENTE e do Profº Marcelo Leão, também da UFRPE, que ajuda o professor, em sala de aula, a levantar discussões com os alunos sobre o conceito de calor latente.

Nenhum comentário: